Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Minc quer tratamento diferenciado para pequenos agricultores no novo código

Ministro se reuniu com ambientalistas e lideranças do setorO ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, convocou ambientalistas e lideranças da agricultura familiar para discutir uma proposta do novo Código Florestal. A intenção é dar um tratamento diferenciado aos pequenos agricultores. Na abertura do encontro, realizado nesta quarta, dia 20, Minc criticou a mobilização do setor rural e do Ministério da Agricultura.

? No país há uma fortíssima ofensiva conservadora contra as leis ambientais. Também temos o Ministério da Agricultura estimulando esse tipo de movimento.

A proposta do Ministério do Meio Ambiente é dar tratamento diferenciado à agricultura familiar. A ideia é incluir na reserva legal as Áreas de Proteção Permanente (APPs), recompondo estas só com espécies nativas, mas também com árvores frutíferas. A sugestão inclui agilizar a averbação da reserva legal e o pagamento por serviços ambientais para os pequenos agricultores.

? Nós percebemos que as coisas que mais interessam à agricultura familiar depende de decretos, portarias, resoluções do Conama e regulamentações que já existem e, sobretudo, simplificar mecanismos que acabam ficando caros e lentos como a questão da averbação e acabam desesperando as pessoas ? acrescentou Minc.

Para o presidente da Comissão de Meio Ambiente do Senado, senador Renado Casagrande (PSB-ES), o tratamento diferenciado entre pequenos e grandes produtores não é a melhor saída.

? Acho que é possível adoção dessas medidas de forma generalizada. Pode ser que em algum item haja diferenciação, mas a proposta que estamos discutindo permite a flexibilização para que atividades econômicas sejam desenvolvidas em áreas que já foram devastadas e que já não estão cumprindo mais os serviços ambientais que deveriam cumprir caso estivessem com cobertura florestal ? disse Casagrande.

Apesar da tentativa, o Ministério do Meio Ambiente não conseguiu fechar uma proposta de Código Florestal. As lideranças da agricultura familiar não abrem mão de que os Estados definam as dimensões das áreas a serem preservadas nas margens de rios e nas encostas de morros.

? O que acontece na Amazônia é diferente do que acontece no Nordeste e aí a gente precisa trabalhar bioma por bioma, região por região, tratando as diferenças que existem ? afirma a secretária de Meio Ambiente da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), Rosicleia Santos.

Sair da versão mobile