Ministério da Agricultura aprova zoneamento agrícola para dendê no Maranhão e Piauí

Objetivo da medida é minimizar riscos de adversidades climáticas coincidentes com as fases mais sensíveis da culturaOs estudos de zoneamento de risco climático para a cultura de dendê safra 2009/2010 foram publicados no Diário Oficial da União (DOU) nessa semana. A Portaria Nº 318 aprova o zoneamento para a cultura do dendê no Maranhão e a Portaria Nº 319, no Piauí.

O dendezeiro é uma palmeira, de origem africana, cultivada no Brasil desde o século 17. A planta chega a render oito toneladas de óleo por hectare ao ano. O produto é utilizado nas indústrias de alimentos, cosméticos, limpeza e como biocombustível. A capacidade de fixação de carbono da atmosfera torna o dendê uma alternativa para cultivo em áreas desmatadas.

Zoneamento – O objetivo do zoneamento agrícola é minimizar os riscos de ocorrência de adversidades climáticas coincidentes com as fases mais sensíveis das culturas. Para cada município é indicada a melhor época de plantio, resultado de análise de séries climáticas históricas de, no mínimo 15 anos, correlacionadas ao ciclo das cultivares e ao tipo de solo, conforme sua retenção de água.