Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Ministério da Agricultura atualiza regras para importação do benzoato de emamectina

Interessados devem solicitar autorização ao MapaO ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Antônio Andrade, assinou nesta quarta, dia 15, a Portaria que altera as regras para importação e produtos agrotóxicos, que tenham como ingrediente ativo a substância benzoato de emamectina para fins de contenção da praga Helicoverpa armigera.

>> Acesse o portal especial De Olho na Lagarta

Foram modificados os artigos 2º, 6º e 7º da Portaria 1.109, de 06 de novembro de 2013. Segundo as regras, para importar o benzoato será necessário o registro ou a autorização de importação expedida pelo Mapa, e do registro do estabelecimento do importador no órgão competente no Estado ou no Distrito Federal.

Ainda de acordo com o texto, a autorização será emitida assim que autoridades do Mapa analisarem e aprovarem a documentação exigida. O Órgão Estadual ou Distrital de Defesa Agropecuária deverá apresentar uma estimativa da área a ser plantada, identificando as culturas agrícolas hospedeiras da praga.

O controle de estoque, do armazenamento e da distribuição do Benzoato de Emamectina será de responsabilidade do interessado, devendo ser descrito no plano de segurança e controle, supervisionado pelo Órgão Estadual de Defesa Agropecuária que emitiu o Termo de Autorização de Aplicação do Produto.

– Esta Portaria contém outros requisitos técnicos de controle e segurança como a estimativa de área plantada e o controle do estoque e armazenamento. Estes itens ratificam a exigência do plano de segurança – explicou o diretor do Departamento de Fiscalização de Insumos Agrícolas, Girabis Evangelista.

Portaria

A Portaria 1.109 está vinculada ao decreto 8.133 da Presidência da República e define as medidas que devem ser adotadas para controle da lagarta Helicoverpa. O texto assinado por Antônio Andrade autoriza, em caráter emergencial e temporário, a importação de produtos agrotóxicos, que tenham como ingrediente ativo a substância Benzoato de Emamectina. As propriedades que utilizarem a substância serão acompanhadas por fiscalização.

Sair da versão mobile