Ministério da Agricultura cria grupo para monitorar adversidades climáticas

Governo espera reduzir recursos gastos em resposta aos acontecimentosO Ministério da Agricultura instituiu na quarta, dia 21, um grupo de trabalho para monitorar adversidades climáticas e fornecer informações antecipadas aos agentes do agronegócio. O grupo foi instituído por meio da Portaria nº 294, publicada na quarta-feira, dia 21 de novembro, no Boletim de Pessoal do ministério. O Grupo de Trabalho será coordenado pelo engenheiro agrônomo e servidor do Ministério Aureliano da Costa Matos.

Com a ação, o governo espera reduzir o crescente volume anual de recursos despendidos nas respostas a esses acontecimentos e, posteriormente, no apoio para a recomposição do mercado impactado por inundações, alagamentos, estiagens, erosões, vendavais, entre outros fenômenos da natureza.

Além dos servidores do Ministério, integram o GT dois servidores do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), dois servidores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e um servidor da Secretaria de Política Agrícola (SPA). O GT tem caráter permanente devendo entregar informações semanais sobre o tema até o dia 31 de dezembro deste ano.