Ministério da Agricultura cria grupo de trabalho para regulamentar SIF em Estados

Além da discussão sobre o Serviço de Inspeção Federal, Antônio Andrade debateu o combate à Helicoverpa com secretáriosO ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Andrade, esteve em reunião com secretários de agricultura dos estados de Minas Gerais, Elmiro Nascimento; Rio Grande do Sul, Luis Fernando Marinardi; Bahia, Eduardo Seixas de Salles e Distrito Federal, Lúcio Taveira Valadão preocupados em efetivar a adesão dos seus Estados ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA). O encontro aconteceu nesta quinta-feira, dia 27 de junho, em Brasília.

Andrade propôs a criação de um grupo de trabalho composto por dois representantes de cada Estado para discutir as questões que envolvem a regularização.

– Nada melhor do que ouvir quem vive o problema. Vamos constituir este grupo, fazer as reuniões e chegar a um denominador comum.

O Sisbi faz parte do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa), que autoriza estados e municípios a inspecionarem alimentos para circulação nacional.

Para integrar o Suasa, é necessário que seja comprovado que o serviço de inspeção local tem condições de avaliar a qualidade e a inocuidade dos produtos de origem animal com a mesma eficiência do Ministério da Agricultura.

Helicoverpa

Outro assunto discutido pelos secretários é manter as plantações livres da lagarta helicoverpa.

De acordo com Antônio Andrade, o controle da lagarta está sendo discutido pelo ministério em três vertentes: aumentando a quantidade de sementes transgênicas, protegidas contra a ação da lagarta; desenvolvendo pesquisas na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) para entender melhor o que é a helicoverpa e estudando produtos que possam combater a lagarta sem prejudicar a saúde humana.

– Esta é uma questão prioritária no ministério e vamos resolver o quanto antes.