Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Ministério da Agricultura cria grupo de trabalho para regulamentar SIF em Estados

Além da discussão sobre o Serviço de Inspeção Federal, Antônio Andrade debateu o combate à Helicoverpa com secretáriosO ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Andrade, esteve em reunião com secretários de agricultura dos estados de Minas Gerais, Elmiro Nascimento; Rio Grande do Sul, Luis Fernando Marinardi; Bahia, Eduardo Seixas de Salles e Distrito Federal, Lúcio Taveira Valadão preocupados em efetivar a adesão dos seus Estados ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA). O encontro aconteceu nesta quinta-feira, dia 27 de junho, em Brasília.

Andrade propôs a criação de um grupo de trabalho composto por dois representantes de cada Estado para discutir as questões que envolvem a regularização.

– Nada melhor do que ouvir quem vive o problema. Vamos constituir este grupo, fazer as reuniões e chegar a um denominador comum.

O Sisbi faz parte do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa), que autoriza estados e municípios a inspecionarem alimentos para circulação nacional.

Para integrar o Suasa, é necessário que seja comprovado que o serviço de inspeção local tem condições de avaliar a qualidade e a inocuidade dos produtos de origem animal com a mesma eficiência do Ministério da Agricultura.

Helicoverpa

Outro assunto discutido pelos secretários é manter as plantações livres da lagarta helicoverpa.

De acordo com Antônio Andrade, o controle da lagarta está sendo discutido pelo ministério em três vertentes: aumentando a quantidade de sementes transgênicas, protegidas contra a ação da lagarta; desenvolvendo pesquisas na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) para entender melhor o que é a helicoverpa e estudando produtos que possam combater a lagarta sem prejudicar a saúde humana.

– Esta é uma questão prioritária no ministério e vamos resolver o quanto antes.

 

Sair da versão mobile