Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Ministério da Agricultura deve usar certificação digital para fiscalizar mercadorias de origem animal e vegetal

Previsão é de que ferramenta esteja em funcionamento em todo o país até o final do anoA partir do segundo semestre deste ano será implantada a certificação digital para fiscalização de mercadorias de origem animal e vegetal importadas e exportadas, de acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Esta medida dispensará a entrega de documentos impressos nas unidades do Sistema de Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro). Além disso, um novo módulo do sistema começará a ser testado em abril e vai permitir a troca de dados com os terminais e recint

O Ministério da Agricultura já utiliza uma ferramenta informatizada que gerencia informações relativas à fiscalização deste tipo de mercadorias, o Sistema de Informações Gerenciais do Trânsito Internacional de Produtos e Insumos Agropecuários (SIGVIG), regulamentado em abril do ano passado. Segundo o Mapa, o sistema tem economizado tempo e papel no despacho de mercadorias nos portos, aeroportos e fronteiras do Brasil. De acordo com técnicos do ministério, são até 72 horas a menos para a liberação de produtos a partir do uso desse sistema.

Desde que o Sigvig foi implementado, já foram registrados 410,9 mil requerimentos para fiscalização de produtos e insumos agropecuários. Hoje, cerca da metade das unidades do Mapa operam com a ferramente. O objetivo é que até o final do ano ela já esteja em funcionamento em todo o país.

Sair da versão mobile