Ministério da Agricultura discute ampliação dos portos da região norte do país | Canal Rural Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Ministério da Agricultura discute ampliação dos portos da região norte do país

Terminal privado de grãos do Maranhão terá capacidade de escoamento de 5 milhões de toneladas por anoEm reunião da Câmara Temática de Logística do Ministério da Agricultura, o tema central foi a ampliação dos portos da região norte do país. Durante a conversa, os representantes de diferentes setores da cadeia produtiva receberam as últimas informações sobre as obras de ampliação do porto de Itaqui, no Maranhão.

O terminal privado de grãos do Maranhão, que está sendo construído no porto de Itaqui, terá capacidade de escoamento de 5 milhões de toneladas por ano e deve começar a operar no segundo semestre de 2014. Apesar de considerar o projeto importante, os participantes da reunião acreditam que ainda é preciso resolver os problemas dos portos da região do sul e sudeste do país, que são os mais utilizados.

Conforme Edeon Ferreira, diretor executivo da Pro Logística, ainda não será possível minimizar o problema do sul e do sudeste. Dessa forma, o volume a ser escoado por Santos e Paranagua vai continuar sendo um problema na próxima safra.

Também foi discutido na reunião o modelo de licitação dos terminais. Segundo o setor, os relatórios apresentados pela estruturadora brasileira de projetos, responsável pelos estudos e elaboração do plano, não atendem às necessidades dos portos.

– O problema é que, como as concessões estão acontecendo, os estudos feitos pela própria comunidade portuária não estão sendo considerados – afirma Roberto Carsalade Queiroga, diretor de assuntos governamentais da Associação das Empresas Cerealistas do Brasil.

O segmento defende a inclusão de pareceres de autoridades portuárias e de membros da comunidade, antes do projeto ser concluído.

Clique aqui para ver o vídeo

Sair da versão mobile