Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Ministério da Agricultura divulga estudos de zoneamento agrícola para plantio de sorgo e pimenta do reino

Lista completa dos municípios aptos para o cultivo foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta, dia 19O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento publicou os estudos de zoneamento agrícola de risco climático para o sorgo em oito Estados brasileiros e no Distrito Federal, e pimenta do reino na Bahia, Espírito Santo e na Paraíba. A lista dos municípios contemplados pelo estudo foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta, dia 19, e estão detalhados nas portarias de 379 a 390.

O zoneamento agrícola indica o melhor período para se plantar em cada município do país, de acordo com a análise histórica do comportamento do clima. O objetivo é orientar os agricultores sobre os riscos de adversidades climáticas coincidentes com as fases mais sensíveis das culturas.

O sorgo é uma planta de origem tropical que exige um clima quente melhorar seu potencial de produção. A temperatura acima de 21°C é recomendada para um bom crescimento e desenvolvimento. O grão tem seu cultivo indicado em Pernambuco, Tocantins, Rio Grande do Norte, Ceará, Paraíba, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e no Distrito Federal.

A pimenteira do reino é uma planta típica de regiões de clima quente e úmido, necessitando, para seu desenvolvimento e produção, de alta temperatura e muita chuva. A maior parte da produção brasileira de pimenta é destinada à exportação. Os principais produtores estão localizados no Norte e no Espírito Santo. Conforme o estudo publicado, municípios da Bahia, Espírito Santo e Paraíba estão aptos para o cultivo.

>Confira os detalhes do zoneamento nas portarias de 379 a 390

Sair da versão mobile