Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Ministério da Agricultura divulga qualidade da carne brasileira em eventos na Bélgica

Objetivo do governo é esclarecer notícias distorcidas sobre o produto e ampliar o fluxo de comércio com a União EuropéiaO Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento participou de dois eventos realizados em Bruxelas, na Bélgica, nessa terça, dia 21, organizados como parte de ações destinadas a reverter informações negativas sobre a produção e a qualidade da carne brasileira junto a representantes da Comissão Europeia e do Parlamento Europeu, bem como ampliar o fluxo de comércio do agronegócio com a União Européia (UE).

O seminário Brasil – UE ? Perspectivas de Comércio em Agricultura no contexto do Acordo Mercosul-União Europeia, bem como o Churrasco Brasileiro em Bruxelas ? 1ª Edição foram organizados pela Missão do Brasil junto à União Européia, em conjunto com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), o Brazilian Business Affairs (BBA) e a Abiec. O Ministério da Agricultura foi representado pelo diretor de Assuntos Sanitários e Fitossanitários, Otávio Cançado, e pelo adido agrícola do Brasil em Bruxelas, Odilson Luiz Ribeiro e Silva.

Durante o seminário, que aconteceu no Parlamento Europeu, os palestrantes brasileiros, entre os quais Cançado, esclareceram notícias distorcidas que vêm sendo divulgadas na Europa sobre o Brasil e defenderam a proposta de acordos bilaterais entre o Mercosul e a UE. O evento contou com a participação de palestrantes europeus e brasileiros, do setor privado e de órgãos governamentais e comunitários.

? Os palestrantes salientaram que o impacto na agricultura europeia não seria tão significativo como se divulga e que o setor agrícola europeu seria também beneficiado no caso da celebração desse acordo de livre comércio ? disse o adido agrícola brasileiro.

As apresentações trataram sobre cinco setores do agronegócio, carne bovina e de aves, suco de laranja, açúcar e etanol e grãos de soja e milho.  Segundo Silva, os brasileiros destacaram os benefícios de alianças entre os dois blocos e os potenciais impactos positivos para os segmentos do setor privado europeu dependentes de matérias-primas agrícolas importadas e para os consumidores da UE. Outro ponto abordado foram os cuidados sanitários dos produtos agrícolas brasileiros, a sua sustentabilidade ambiental e o respeito ao bem-estar animal.

Para comprovar a qualidade da carne brasileira foi preparado um autêntico churrasco para os convidados. A refeição contou com a presença de 150 representantes da Comissão Europeia, do Conselho Europeu e do Parlamento, além de membros de representações diplomáticas e autoridades locais. Foram oferecidos cortes de carne, junto com vinhos e espumantes nacionais, caipirinha e suco de laranja.

? Foi uma ocasião para reforçar laços de cooperação e bom ânimo para o trato de interesses nacionais junto a esses órgãos ? acrescenta Silva.

 

Sair da versão mobile