Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Ministério da Agricultura envia ao Mercosul proposta para regulamentação de cervejas

Documento inclui, entre outras, questões referentes à possibilidade do uso de novos ingredientesO Ministério da Agricultura encaminhou nesta sexta, 17, ao Mercosul uma proposta para revisão do Padrão de Identidade e Qualidade (PIQ) dos produtos de cervejaria. O documento inclui questões referentes à possibilidade do uso de novos ingredientes e sobre a regulamentação da cerveja sem álcool no âmbito do bloco econômico.

Por meio da Coordenação Geral de Vinhos e Bebidas, do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal, a proposta foi elaborada a partir de um processo de consulta pública e tem como objetivo melhorar as informações prestadas aos consumidores sobre os produtores.

No caso da cerveja sem álcool, o Ministério explica, em nota, que a bebida contém um teor alcoólico residual característico do processo produtivo. Dessa forma, a proposta prevê que apenas as cervejas com porcentual alcoólico igual ou menor que 0,05% poderiam utilizar em seus rótulos expressões como “0,0% álcool” ou “zero álcool”. Nos demais casos, os produtos deveriam utilizar a expressão “pode conter álcool até 0,5%”.

A expectativa é de que a proposta seja incluída na agenda de trabalho da Comissão de Alimentos do Mercosul para 2015. Paralelamente às discussões no Mercosul, a CGVB pretende encaminhar projeto de simplificação da definição de cerveja, contido no decreto de bebidas, para que a proposta em discussão, quando aprovada, seja internalizada por meio de Instrução Normativa do Mapa.

Agência Estado
Sair da versão mobile