Ministério da Agricultura estabelece cota para exportação de açúcar aos Estados Unidos

Dez Estados das regiões Norte e Nordeste estão aptos a vender cerca de 162 mil toneladasA cota preferencial de exportação de açúcar do Brasil para os Estados Unidos de 162,159 mil toneladas foi estabelecida nesta quarta, dia 10, pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A decisão foi publicada no Diário Oficial da União.

Os Certificados de Elegibilidade de Cota, emitidos pelo Governo dos Estados Unidos assegurando a entrada do açúcar brasileiro em portos norte-americanos, serão emitidos em favor das unidades produtoras de açúcar das regiões Norte e Nordeste.

Das vendas autorizadas, Alagoas tem direito a 46,41% das exportações; Pernambuco, 38,41%; Paraíba e Rio Grande do Norte, 4,06%; Bahia, 3,69%; Sergipe, 1,69%; Piauí, 0,7%; Amazonas, 0,39%; Maranhão, 0,32% e Pará, 0,27%.

Somente terão direito ao recebimento da cota as unidades que industrializaram açúcar no ano safra 2011/2012, em suas próprias instalações fabris, e que estejam com seu parque industrial em condições de processamento da cana-de-açúcar na safra atual.
Os percentuais foram calculados de acordo com a produção informada pelas indústrias, por meio do Sistema de Acompanhamento da Produção Canavieira (SAPCana), enviada quinzenalmente ao Mapa.

>> Canal Rural Ao Vivo: conheça nossa nova central de vídeos e acompanhe toda a programação