Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Ministério da Agricultura fará três levantamentos anuais de laranja

Na primeira divulgação, Wagner Rossi afirmou que dados periódicos balizarão decisões do setorLíder mundial nas exportações de suco de laranja, o Brasil terá, a partir de agora, informações oficiais de safra, a serem divulgadas três vezes por ano (março, julho e dezembro), pelo Ministério da Agricultura.

O primeiro levantamento da produção da fruta foi anunciado nesta quarta, dia 3, pelo ministro Wagner Rossi, a partir do estudo realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) em parceria com a Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo. Inicialmente, as informações foram relativas à produção paulista, que responde por cerca de 75% da safra brasileira de laranja. A ideia, segundo o ministro, é estender o levantamento para o restante do país em 2011.

? Hoje, o Ministério tem condições de ofertar informações de altíssima qualidade para que o produtor rural possa tomar suas decisões, com a melhor base possível ? destacou Rossi.

A partir dos dados relativos a área total, produção, produtividade e condições climáticas, os produtores poderão balizar o plantio e os preços do produto. O ministro disse, ainda, que a iniciativa coloca o Brasil no mesmo nível de outros países com maior tradição nesse campo, citando o caso do Departamento de Agricultura Norte-Americano (USDA, sigla em inglês), que fornece periodicamente dados sobre a produção de laranja dos Estados Unidos e de outros países.

Rossi declarou total apoio do governo ao setor de citros e elogiou os avanços na integração de produtores, indústrias e exportadores de laranja.

? O governo está inteiramente ao lado da cadeia produtiva nesse esforço de entendimento pela busca de uma solução harmônica para todos. Só haverá um produtor respeitado e com resultados quando todos os elos daquela cadeia estejam atendidos ? disse Rossi.

Sair da versão mobile