Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Ministério da Agricultura promete regulamentação do vazio de Bt para segundo semestre

Orientação atual é de 10% para o milho, 20% para soja e 5% para o algodãoO Ministério da Agricultura deve apresentar nos próximos dias uma proposta de regulamentação para áreas de refúgio às lavouras de soja, milho e algodão, que têm a tecnologia Bt, de resistência a insetos. O assunto foi tratado nesta semana em uma reunião que contou com a presença de representantes do governo, do setor produtivo e também das empresas detetoras da tecnologia.

As companhias já sugerem áreas de refúgio: para o milho, a orientação é de 10% da plantação, para a soja, 20%, e para o algodão, 5%. As áreas de refúgio ficam ao lado das lavouras com a tecnologia Bt, onde é plantado o cultivo convencional.

Na próxima semana, o ministério promete apresentar o rascunho de uma Instrução Normativa criando o Comitê Técnico Científico, que será composto por entomologistas de instituições como Embrapa e USP, além da Associação Brasileira de Sementes e Mudas (Abrasem), de lideranças rurais e técnicos do governo.

O comitê terá como ponto de partida a avaliação dos percentuais propostos pelas empresas, mas com relação ao milho Bt, já é certo que os produtores queiram ampliar a área de refúgio, já que em alguns plantios o milho transgênico não está sendo eficaz no combate às lagartas, exigindo até cinco aplicações de defensivos. A regulamentação deve sair ainda em 2014, mas começará a valer a partir de 2015.

• Especialistas debatem ineficácia de tecnologia BT em Cuiabá (MT)

• Programa Fitossanitário da Bahia defende área de refúgio superior à recomendada pelas empresas

Sair da versão mobile