Ministério da Agricultura publica estudo de zoneamento agrícola para orientar plantio de mamão

Lista dos municípios contemplados pelo estudo e os períodos mais adequados para o plantio foram publicados no Diário Oficial da UniãoO Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento publicou os estudos de zoneamento agrícola de risco climático para o mamão nos Estados de Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Piauí, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Sergipe, Alagoas e no Distrito Federal. A lista dos municípios contemplados pelo estudo e os períodos mais adequados para o plantio foram publicados no Diário Oficial da União (DOU) dessa terça, dia 13, e estão detalhados nas portarias de 349 a 360.

O zoneamento agrícola indica o melhor período para plantar em cada município do país, de acordo com a análise histórica do comportamento do clima. O objetivo é orientar os agricultores sobre os riscos de adversidades climáticas coincidentes com as fases mais sensíveis das culturas.

O mamão é cultivado em quase todo território brasileiro e os principais produtores são os Estados da Bahia e do Espírito Santo. Segundo o zoneamento, a temperatura média anual para o desenvolvimento satisfatório da cultura deve ser maior que 20ºC. O déficit hídrico anual deve ser menor que 80 milímetros (mm). Nas regiões em que a deficiência hídrica é maior, o cultivo só é indicado com irrigação.
 
> Confira os detalhes do zoneamento nas portarias