Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Ministério da Agricultura publica novos padrões para cerveja para consulta pública

Documento ficará em consulta nos próximos 60 diasO Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) publicou, na edição desta quarta, dia 22, do Diário Oficial da União, o texto sobre os novos padrões para a fabricação da cerveja no país e no Mercosul.

No texto, o Ministério proíbe a adição de qualquer tipo de álcool, qualquer que seja sua procedência; adicionar água fora das fábricas ou unidades engarrafadoras habilitadas ou substituir o lúpulo ou seus derivados por outros princípios amargos. No caso deste último, a exceção fica por conta da cerveja gruit, na qual o lúpulo é totalmente substituído por outras ervas.

A proposta também prevê a permissão para colocar mel, leite, frutas e ervas na receita da bebida. Já a substituição do malte por adjuntos cervejeiros (como milho, arroz, entre outros) não pode ser maior que 45% em relação ao extrato primitivo. No caso de adição de açúcares vegetais diferentes dos provenientes dos cereais, como o mel, a quantidade máxima em relação ao seu extrato primitivo deverá ser menor ou igual a 25% em peso.

A versão do texto para consulta pública foi desenvolvido a partir de duas reuniões, realizadas em fevereiro e agosto do ano passado, com representantes do setor. Estiveram presentes executivos tanto das grandes indústrias quanto de pequenos produtores artesanais, associações e especialistas do setor.

Segundo dados do Sistema Integrado de Produtos e Estabelecimentos (Sipe) do Ministério, 232 cervejarias e 1.110 tipos de cervejas estão registrados no Brasil. De acordo com informações do Bart-Haas Group, o país ocupa a terceira posição no ranking mundial de produção de cerveja, com cerca de 13,7 bilhões de litros produzidos no ano de 2012 e um consumo per capita de aproximadamente 65 litros anuais.
 
O documento ficará em consulta pública nos próximos 60 dias a partir desta quarta. O envio das sugestões e comentários deve ser feito em formato de planilha eletrônica para o e-mail cp.cerveja@agricultura.gov.br.

Agência Estado
Sair da versão mobile