A sanidade vegetal consiste na prevenção de importantes pragas agrícolas, como mosca-da-carambola, encontrada em fevereiro desse ano no norte do Brasil na região de fronteira com a Guiana e Guiana Francesa, onde a praga está presente.
O Enfit tem como objetivo integrar os fiscais federais agropecuários e os representantes dos órgãos estaduais de defesa sanitária vegetal com o Ministério da Agricultura. São esperados cerca de 250 participantes. O encontro também permitirá a troca de experiências e a discussão de temas fundamentais no âmbito do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa).
A programação prevê palestras sobre educação fitossanitária, anteprojeto de Lei de Sanidade Vegetal, Plano Plurianual (PPA 2012-2015) e tratamento fitossanitário com fins quarentenários (IN 66/2006). Também está prevista a palestra “Processo de elaboração de Normas Internacionais de Medidas Fitossanitárias (NIMF)”, ministrada pelo representante da Convenção Internacional de Proteção dos Vegetais (CIPV), Orlando Sosa, no dia 18.