Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Ministério lança prêmio para apoiar estudos sobre igualdade de gênero no meio rural

Iniciativa pretende estimular produção de pesquisas no campoO Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) lançou nesta quarta, dia 13, o 3º Prêmio Margarida Alves de Estudos Rurais e Gênero. O concurso marca 25 anos da morte da líder sindical que lutava pelos direitos dos trabalhadores do campo. Margarida Alves foi assassinada em 12 de agosto de 1983. A iniciativa visa estimular a produção de pesquisas no meio rural, premiando os melhores projetos inscritos no concurso.

De acordo com o MDA, o objetivo desta edição é apoiar pesquisas, estudos e promover o pensamento crítico e prático sobre a igualdade entre homens e mulheres no meio rural.

O prêmio está organizado em quatro modalidades: ensaio acadêmico, exclusivo para graduandos ou graduados das áreas de ciências humanas, sociais, agrárias e cursos afins; pesquisa e ação, para estudantes de ensino médio do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera/Incra); memória e acervo, direcionada para trabalhadoras rurais, lideranças coletivas de comunidades ou organização de trabalhadoras rurais e pesquisa de pós-graduação, criada para pesquisadores e núcleos de pesquisa universitária.

Serão destinados cerca de R$ 6 milhões para premiações, sendo mais de R$ 1 milhão para apoiar e premiar trabalhos voltados especificamente à temática das mulheres trabalhadoras rurais.

Todas as propostas deverão abordar as relações de gênero e desenvolvimento rural sustentável e solidário nos contextos sobre agricultura familiar, reforma agrária, comunidades tradicionais, políticas públicas, movimentos sociais, meios de comunicação comunitários, educação básica, fundamental e de ensino superior, direitos sexuais e reprodutivos, meio ambiente, agroecologia e violência contra a mulher.

A terceira edição do Prêmio Margarida Alves é promovida pelo MDA, por meio do Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural (Nead) e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). São parceiros na realização do concurso a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a Associação Brasileira de Antropologia (ABA), a Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciências Sociais (Anpocs) e a Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS).

Sair da versão mobile