Ministério do Meio Ambiente nega ampliação do prazo do CAR

Produtores ainda têm até maio para regularizar as propriedadesA assessoria do Ministério do Meio Ambiente negou nesta quarta, dia 28, que o prazo para a inscrição no Cadastro Ambiental Rural (CAR) será estendido por mais um ano. 

O Estadão Conteúdo informou, na noite de terça, dia 27, que o Ministério da Agricultura iria prorrogar o prazo para o cadastro por mais um ano. A informação teria surgido de uma reunião entre a ministra da Agricultura, Kátia Abreu, e a do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, em que foram discutidas estratégias conjuntas para tornar mais efetiva a adesão ao cadastro.

Em janeiro, segundo dados do Ministério da Agricultura, o cadastro alcançou 576 mil imóveis rurais. Isso representa cerca de 11% da meta de 5,2 milhões de propriedades que devem ser registradas no país.

O CAR é um registro eletrônico, obrigatório para todos os imóveis rurais, que tem por finalidade integrar as informações ambientais referentes à situação das Áreas de Preservação Permanente (APP), das áreas de Reserva Legal, das florestas e dos remanescentes de vegetação nativa, das Áreas de Uso Restrito e das áreas consolidadas das propriedades e posses rurais do país.