Ministério da Pesca incentiva produção de peixes na ExpoLondrina

Paraná é o terceiro produtor nacional de peixes de água doceO Ministério da Pesca está incentivando a produção de peixes no Paraná. Os projetos foram apresentados nesta segunda, dia 5, na ExpoLondrina.

Em fevereiro, foram liberados recursos para a construção de parques aquáticos na Bacia do Paranapanema, no norte do Estado. Para apoiar este e outros projetos, a Emater levou para a feira modelos de tanques-redes, que podem ser adotados. O Paraná é o terceiro produtor nacional de peixes de água doce.

O Ministério da Pesca está fazendo um censo para atualizar o número de produtores no país. Estima-se que só o Paraná tenha cerca de 20 mil pessoas ligadas à atividade. No mês passado, o Ministério liberou aqui em Londrina recursos para apoiar o setor. Pelo menos, um desses valores já está dando resultado.

Nesta segunda, no nono Seminário Estadual de Aquicultura, que aconteceu na ExpoLondrina, a Superintendência do Ministério da Pesca informou o estágio em que estão alguns projetos.

? Só aqui no Paraná nós já estamos em processo de andamento dos estudos de instalações dos novos Parques Aquícolas. Isso já está correndo, já está conveniado, os técnicos já estão em campo, estão fazendo todo um levantamento na Bacia do Paranapanema, investimentos de R$ 2,6 milhões. Além disso, hoje nós estamos anunciando a liberação do recurso para construir aqui dentro do parque de Exposição um Centro de Treinamento para a Aqüicultura, para o pescador ? disse o Superintendente do Ministério no Paraná, José Wigineski.

Essa qualificação o produtor adquire através da profissionalização, da organização e da legalização da atividade, e para isso, pode contar com a Emater.

? Como no Estado a maioria dos produtores é pequeno, é necessário que se organize, para no conjunto resolverem os problemas, tanto na área técnica, quanto na viabilização da criação em si e na comercialização ? avaliou o médico veterinário da Emater, Luiz Danilo Muehlmann.

Os produtores estão animados com o desenvolvimento do setor no Paraná.

? Nós somos produtores de alevinos, de tilápias, então o setor cresceu, conseguimos adquirir veículos, transporte, conseguimos apoio no sentido de documentação, tivemos a chance de ter autorizado o aumento de produção de tilápias e isso foi muito bom para nós ? explicou o produtor de peixes Júlio Leonhardt.