Ministério publica normas para Produção Integrada do Café

Procedimentos abrangem boas práticas agrícolas e questões de preservação ambiental e trabalhistasFoi publicada no Diário Oficial da União (DOU) dessa quarta-feira, dia 25, uma instrução normativa para estabelecer as normas técnicas para a Produção Integrada do Café, assinada pelo ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Andrade. A instrução determina os requisitos obrigatórios, recomendados e proibidos para que o produtor possa receber a certificação de Produção Integrada de Café.

Esses procedimentos abrangem as boas práticas agrícolas, questões de preservação ambiental, tais como práticas sustentáveis, uso de energia limpa, consumo moderado de agrotóxicos, além de procedimentos trabalhistas.

– A Produção Integrada é importante porque tem como objetivo aumentar a segurança em relação ao uso de agrotóxicos e minimizar os custos do produtor. Já para o consumidor, as vantagens estão no aumento da segurança, aliada ao acréscimo da qualidade do café adquirido. Todos saem ganhando – afirma o secretário de Desenvolvimento Agropecuário de Cooperativismo, Caio Rocha.