Os sintomas vêm de uma doença batizada de Folha Verde do Tabaco (FVT), identificada no mês passado pelo Ministério da Saúde. A FVT é uma intoxicação ocasionada pela folha do tabaco que, em contato com a pele, logo após ser colhida, libera grandes quantidades de nicotina na corrente sanguínea.
Desconhecida no Brasil, a doença era tratada como uma intoxicação comum. Passou a ser estudada por acaso, durante visita de uma equipe do ministério a Alagoas. O mesmo grupo soube de relatos vindos da cidade gaúcha de Candelária.
Após 50 dias no município, entre novembro e dezembro, os técnicos depararam com os mesmos sintomas, mas uma dificuldade maior de realizar o mapeamento: as unidades de saúde do município, quando procurados, sequer notificavam a intoxicação como proveniente da lavoura. Como se não bastasse, os próprios fumicultores resistiam em procurar ajuda médica.
? Achavam que os sintomas estavam relacionados a agrotóxicos ? diz a coordenadora-geral de Doenças e Agravos Não-Transmissíveis do ministério, Deborah Malta.