Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Ministério da Saúde lança diretrizes para controle da dengue

A partir de agora, pacientes serão classificados de acordo com gravidadeOs casos de dengue caíram 50% este ano no Brasil. A fim de evitar uma nova epidemia, o Ministério da Saúde lançou nesta quinta, dia 9, um documento inédito com as diretrizes nacionais para a prevenção e controle da doença, para unificar o trabalho de vigilância e assistência em saúde em todo Brasil.

A partir de agora, os pacientes serão classificados de acordo com a gravidade do estado de saúde.

A cor azul representa os casos mais simples. O atendimento será feito pela ordem de chegada no posto de saúde. Já o verde indica uma prioridade não urgente, ou seja, pacientes sem sangramento que deverão ser atendidos em unidades de atenção primária.

O amarelo é um atendimento de urgência. Se estiver com sangramento, o paciente deve ser encaminhado a unidades de atenção com suporte para observação. Por fim, a cor vermelha representa os casos mais graves, que precisam seguir diretamente para a UTI.

Segundo o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, 600 mil cartazes serão distribuídos no país para explicar a nova classificação. Uma das novidades será a notificação online dos casos de dengue para agilizar o monitoramento da doença no país. A previsão é que o sistema entre no ar no final do mês de outubro.

? Eu acho que o Brasil deu um passo importante no combate à doença, mas está muito longe de afirmar que a dengue está sob controle ? disse o ministro José Gomes Temporão.

Sair da versão mobile