Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Agronegócio

Ministério suspende mais de 126 mil declarações de aptidão ao Pronaf

Após identificar o motivo da suspensão, os esclarecimentos devem ser feitos em até 30 dias, de acordo com a pasta

agricultura familiar horta
Foto: Ministério da Agricultura

O Ministério da Agricultura suspendeu nesta quarta-feira, dia 5, mais de 126 mil Declarações de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). De acordo com nota da pasta, foram suspensas 126.312 DAPs físicas e 280 DAPs jurídicas pela Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo por suspeitas de irregularidades.

A decisão foi baseada em auditoria feita em 2018 pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Os motivos apontados pela Corte para a suspensão podem ser consultados no endereço eletrônico dap.mda.gov.br. “O objetivo é possibilitar que o agente emissor entenda qual é a suspeita de irregularidade e, antes de solicitar o desbloqueio do CPF/CNPJ para nova emissão, verifique se o motivo da suspensão já foi regularizado.”

De acordo com o Ministério da Agricultura, a Unidade Agregadora (sindicato, associação, confederação, escritório regional, entre outros) deve entrar em contato com a Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo, pelo e-mail atendimento.cocaf@agricultura.gov.br, informando se a suspeita de irregularidade foi sanada e solicitando o desbloqueio ou o cancelamento da DAP em até 30 dias, a contar desta quarta-feira.

Sair da versão mobile