A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, afirmou nesta quinta-feira, 16, durante o Fórum Global para Alimentação e Agricultura (GFFA), realizado na Alemanha, que a produção agropecuária e a sustentabilidade devem caminhar juntas para a atender à crescente demanda mundial por alimentos. Ela também disse que essa aliança deve ser feita com base em dados científicos.
“Nossa preocupação é como produzir de maneira sustentável a quantidade de alimentos que o mundo precisa, olhando o mundo global, não olhando nichos de mercados. A ciência é importantíssima, os organismos internacionais precisam estar ativos para dirimir as diferenças e o protecionismo que também tem que diminuir no mundo”, disse. “Não conseguiremos trabalhar sem dois pontos fundamentais caminhando juntos: a segurança alimentar da nossa produção e a sustentabilidade ambiental. Esses dois eixos não conseguem trabalhar se não estiverem juntos, isso é o que o Brasil tem feito”.
A ministra afirmou ainda que a agricultura “não pode ser considerada a vilã das mudanças climáticas”, e lembrou que é preciso considerar os efeitos das matrizes energéticas de fontes não renováveis.