Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Diversos

Ministra Tereza Cristina reforça abertura de rodovias com secretários estaduais

Na tarde desta sexta-feira, 27, a ministra da Agricultura se reuniu por videoconferência com secretários estaduais de transporte e com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas

Os esforços para manter corredores de escoamento de produção operando ocuparam a agenda dos ministros da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, e da Agricultura, Tereza Cristina nesta semana. Na tarde desta sexta-feira, 27, os dois ministros voltaram a se reunir com membros do Conselho Nacional de Secretários de Transportes (Consetrans). Na segunda, 23, uma videoconferência já havia sido realizada com os mesmos participantes.

Na pauta, o mesmo assunto: a necessidade de que governos e municípios estejam atentos às normativas federais à respeito das atividades essenciais. Em especial, o transporte e entrega de cargas e a produção, distribuição, comercialização e transporte de bebidas e alimentos.

“A gente tem uma preocupação com os caminhoneiros, que são fundamentais para o agronegócio. Nós não conseguimos rodar sem eles. Nossa preocupação é que eles tenham pontos para abastecer, para comer, postos que possam atender quem tiver problemas de saúde”, enfatizou a ministra.

Nesta sexta, 27, o Ministério da Agricultura publicou no Diário Oficial da União a portaria 116 elencando todos os serviços, atividades e produtos considerados essenciais para a manutenção da cadeia produtiva do agronegócio.
Na sexta passada, 20, o Governo Federal já havia editado a medida provisória 926 e o decreto 10.282 que traziam normativas sobre o assunto. Mas, como o tema seguia gerando conflitos, o ministério especificou as atividades que não devem ser interrompidas durante as medidas de isolamento nesta portaria.

Mais acordos

Para dar mais apoio aos estados e municípios, nesta quinta (26), o Ministério da Infraestrutura assinou um termo de cooperação com o procurador-geral da República Augusto Aras. No documento, fica estabelecido que procuradores e promotores federais e estaduais irão garantir a articulação necessária para que o fluxo logístico e de abastecimento não seja interrompido no país. Consetrans e Conselho Nacional do Ministério Público também fazem parte do acordo.

Durante a semana, Tereza Cristina e Tarcisio Freitas ainda se reuniram com a Confederação Nacional de Municípios (CNM). O Ministério da Infraestrutura se comprometeu a entregar a CNM uma nota técnica e uma minuta de decreto para que os prefeitos possam usar como base na edição de decretos regionais.

Sair da versão mobile