Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Ministro da Agricultura anuncia medidas para produtores atingidos por granizo no Rio Grande do Sul

Agricultores podem procurar o Banco do Brasil para renegociações de créditoO Banco do Brasil já está autorizado a renegociar créditos com os produtores que foram atingidos pelo granizo na serra do Rio Grande do Sul na semana passada. Para custeio o prazo é de cinco anos com a carência a negociar, dependendo do tamanho das perdas dos produtores. O anúncio foi feito em reunião do ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho, com representantes do setor na manhã desta sexta, dia 23, na superintendência da Agricultura, em Porto Alegre (RS).

Além disso, o governo vai criar uma linha de financiamento para os produtores adquirirem o sistema anti-granizo, com telas, com liberação de verba até R$ 130 mil, com juro de 2% ao ano, dois anos de carência e 10 anos de prazo. Também está sendo negociada uma linha de crédito com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para desastres naturais, semelhante ao criado para Santa Catarina durante as enxurradas em 2009.

O ministro também sugeriu a criação de uma comissão formada pelos governos federal, estadual, além de parlamentares e entidades do setor, para discutir novas medidas. Ele espera agilidade do comitê para apresentar soluções.

– Precisamos que na primeira quinzena de janeiro tenhamos objetivamente os programas que serão desenvolvidos e as ações que o governo federal vai realizar para poder fazer frente a este evento – salientou.

A portaria criando o grupo deve ser publicada na próxima segunda, dia 26. O ministro recebeu o relatório feito pelas prefeituras dos 12 municípios atingidos pelo granizo, com perdas que chegaram a R$ 61 milhões. Segundo o levantamento, a chuva de granizo atingiu 1,2 mil famílias em 4,8 mil hectares.

Sair da versão mobile