Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Ministro da Agricultura diz que orçamento não cobre falhas na defesa sanitária

Geller está convocando a iniciativa privada para levantar recursos extras e ajustar essa áreaO orçamento atual do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) é insuficiente para cobrir as deficiências atuais da área de defesa sanitária. A avaliação foi feita nesta quarta, dia 9, pelo ministro Neri Geller durante entrevista a jornalistas, depois de sua primeira visita à Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), em São Paulo.

– É muito baixo – admitiu.

Geller relatou que a pasta está convocando a iniciativa privada para ajudar a levantar recursos extras para reformar e ajustar essa área. Ele comentou, ainda, que o atual secretário executivo, Gerardo Fontelles, será mantido no cargo e que a função dele será fortalecida para que a qualificação de pessoal seja trabalhada com mais intensidade no ministério.

– Vamos trabalhar muito forte a questão da gestão da pasta e a falta de pessoal. A gestão passa necessariamente por orçamento. Não podemos fazer concurso no ano que vem se não tivermos recursos. Estamos trabalhando para isso, buscando recursos emergenciais, com parcerias públicas e até privadas – disse.

Já as indicações políticas que virão terão de ter determinações técnicas.

– Sou produtor, acompanhei a transformação da produção no país e sei quanto o setor é dinâmico e sei o quanto ele é importante para o país. Daí o foco em gestão – ressaltou, dizendo que está em diálogo constante com os secretários do ministério.

Câmbio

Sobre a queda do dólar ante o real, o ministro acredita que o movimento acaba dificultando um pouco as exportações brasileiras, mas ao mesmo tempo alivia o custo de produção.

– Mas o mercado externo está muito aquecido. A demanda mundial é muito forte por proteína. O mercado é muito promissor e avançaremos em valor agregado – garantiu.

Veja ainda

Geller reforça que governo está tomando medidas preventivas contra diarreia epidêmica suína:

Clique aqui para ver o vídeo

Agência Estado
Sair da versão mobile