Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Ministro da Agricultura é envolvido em nova denúncia de suposto esquema de corrupção

Presidente do Sindicato Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários afirma que Antônio Andrade está conivente com esquema de fraude em licitaçõesEm entrevista ao Rural Notícias nesta quarta, dia 21, o presidente do Sindicato Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários (Anffa), Wilson Roberto de Sá, afirmou ter conhecimento de uma nova denúncia de suspeita de corrupção envolvendo o ministro da Agricultura, Antônio Andrade.

Segundo o presidente do Anffa, o caso ocorreu após a comemoração dos 30 anos do Laboratório Nacional Agropecuário de Minas Gerais (Lanagro-MG), no município de Pedro Leopoldo no último dia 12 de agosto. Na ocasião, o ministro Antônio Andrade compareceu às comemorações acompanhado dos deputados Newton Cardoso e Mauro Ribeiro Lopes, ambos do PMDB mineiro, e anunciou recursos de R$ 120 milhões para modernização dos laboratórios nacionais.

O presidente do Anffa afirmou que o caso teria ocorrido logo após a solenidade, quando as autoridades comentavam sobre a liberação de recursos para compra de equipamentos e melhorias nas instalações do laboratório.

Segundo Wilson Roberto de Sá, logo após a solenidade, o deputado Newton Cardoso teria dito ao coordenador do Lanagro-MG, Ricardo Aurélio Pinto Nascimento, que este deveria submeter a lista de fornecedores pretendidos para a modernização do laboratório ao PMDB de Minas Gerais, pois o partido indicaria os fornecedores. O coordenador do Lanagro-MG teria rebatido que não poderia fazer isto pois precisava seguir os ritos de licitação necessários para utilizar o recurso federal, ao que o ministro Antônio Andrade teria respondido: “Se o Senhor suportar a pressão, a gente contorna isso.”

Durante a reunião da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados nesta quarta, dia 21, a denúncia foi repassada pelos sindicalistas para o deputado Abelardo Lupion (DEM-PR). A Comissão estava considerando convocar o ministro para comparecem à Câmara para prestar esclarecimentos sobre a polêmica nomeação do advogado Rodrigo Figueiredo para a secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério, mas desistiu. Lupion disse que, à luz desta denúncia, a Comissão poderá convocar o ministro.

– Eu fui chamado por um grupo de funcionários do ministério e eles me informaram oficialmente uma denúncia grave contra o ministro. Essa denúncia vai ser tornada pública e, assim que for, eu vou entrar com o pedido de convocação do ministro – disse o deputado Lupion.

O Ministério da Agricultura afirmou que só vai se pronunciar quando receber a denúncia formalmente.

Leia também: Funcionário da Petrobras denuncia suposto esquema de corrupção envolvendo ministro da Agricultura

Assista à entrevista concedida, por telefone, ao Rural Notícias:

Clique aqui para ver o vídeo

Sair da versão mobile