Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Ministro da Agricultura garante leilão de Pepro para laranja

Na segunda parte de entrevista ao Canal Rural, Antônio Andrade falou também sobre o combate à helicoverpaUma nova política do leite, em que todos se sintam responsáveis pela qualidade do produto, é o que pretende o Ministério da Agricultura, após os casos de adulteração ocorridos no Rio Grande do Sul. Na segunda parte da entrevista exclusiva ao Canal Rural, o ministro Antônio Andrade fala, ainda, sobre o combate à lagarta Helicoverpa armigera. Ele também garante que, mesmo sem previsão de data, vão ser realizados os leilões do Prêmio Equalizador Pago ao Produtor (Pepro) para a laranja.

Preço mínimo

“Já encaminhamos o pedido ao CMN [Conselho Monetário Nacional] do preço mínimo da carne suína para trazer essa tranquilidade aos nossos produtores.”

“A laranja tem hoje o preço mínimo de R$ 10,10 a caixa, e isso vai trazer tranquilidade aos produtores. E agora, com o preço mínimo, nós temos condições de fazer o Pepro [Prêmio Equalizador Pago ao Produtor], que é o que produtor quer.”

Cortes no orçamento

“Não tenho dúvida nenhuma de que esse ano é um ano atípico. Os gastos nesse ano são menores que no ano passado. Há uma diminuição da atividade econômica em todos os países. Aqui, foi um contingenciamento imposto a todos os ministérios. Mas, mesmo assim, nós conseguimos recursos. Estamos repassando a todos os Estados para fazer a defesa agropecuária.”

“Nós exportamos frutas para todos os países da Europa. Então, temos que fazer essa defesa agrícola no país como um todo. Se não tivermos apoio dos Estados, fica quase impossível fazer essa defesa agropecuária”

Combate à lagarta

“A helicoverpa é mais danosa que a aftosa. É extremamente nociva, no algodão, na soja, no milho. Foi feito o decreto emergencial. Aguardamos que os Estados delimitem as suas áreas pra declarar emergência em cada Estado, autorizando o uso de agrotóxicos que possam combater essa lagarta.”

Fraude no leite

“Nós estamos estudando um programa pra fazer uma política para o leite, que possa buscar os recursos que já foram colocados no orçamento, mais de R$ 1 bilhão para modernização e inovações tecnológicas. E justamente com o Ministério da Fazenda, para buscar uma forma de trazer não só novos equipamentos, novas tecnologias, mas gestão da atividade como um todo. Para evitar o que aconteceu no Rio Grande do Sul.”

“O interessante é que e uma responsabilidade de todo mundo: é do Ministério da Agricultura, da indústria e do produtor. Tem melhorado muito a qualidade do leite. Hoje, o leite tem que ser transportado refrigerado. Ele é armazenado na propriedade e transportado até a indústria também em caminhões refrigerados. Nós queremos que o produtor seja motivado a melhorar a qualidade do leite.”

Assista abaixo à entrevista:

Clique aqui para ver o vídeo

>> Assista à primeira parte da entrevista

Sair da versão mobile