Ministro defende ampliação da integração produtiva entre Brasil e Argentina

Para uma plateia de empresários, Pimentel disse que os países do Mercosul podem tornar-se o terceiro maior mercado do mundo qualquer produtoO ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, defendeu nesta quarta, dia 28, a ampliação da integração produtiva entre Brasil e Argentina.

– O que já fazemos no setor automotivo é o exemplo da integração que devemos estender a outros setores – disse, na noite desta terça, dia 27, em discurso que encerrou o primeiro dia da 18ª Conferência Industrial Argentina, em Cardales, na região metropolitana de Buenos Aires.

Para uma plateia de empresários brasileiros e argentinos, Pimentel disse que os países do Mercosul podem tornar-se o terceiro maior mercado do mundo para “todo e qualquer produto”, atrás somente de China e Estados Unidos, se trabalharem conjuntamente.

O ministro ressaltou que o Mercosul deve aproveitar o momento de profunda transformação do tecido industrial mundial para deixar de ser apenas fornecedor de commodities.

– Não que esse papel (de fornecedor de commodities) seja pouco importante, mas ele deve ser a base para colocarmos nossas economias no século 21 – apontou.

A ministra da Indústria da Argentina, Débora Giorgi, disse que os países do Mercosul devem apostar na integração e na inovação para conquistarem mais espaço no mercado mundial. Além disso, na avaliação da ministra, os países da região devem trabalhar para comprar mais da própria América Latina, aumentando o fluxo comercial entre os países do subcontinente.