Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Ministro diz que Brasil não deve temer aumento das exportações americanas

Maior desempenho das vendas externas dos Estados Unidos será estimulado pelo governo de Barack ObamaEm entrevista na qual analisou os reflexos políticos e econômicos da posse de Barack Obama como presidente dos Estados Unidos, o ministro de Assuntos Estratégicos, Roberto Mangabeira Unger, afirmou que o Brasil não será necessariamente prejudicado pelo aumento das exportações americanas, que deverá ser estimulado pelo novo governo.

? Os Estados Unidos vão ter que fazer uma grande ajuste e não continuar a viver da poupança dos outros. Isso não é um problema para o Brasil, porque nossas exportações são extremamente diversificadas. Em geral, a liquidez mundial secará e nós teremos que andar com as nossas próprias pernas. Mas isso é bom, é a instigação para a reconstrução do Brasil. As soluções fáceis desaparecerão ? argumentou.

O ministro defende que o Brasil dedique esforços à qualificação de suas pequenas e médias empresas, inclusive com possíveis parcerias com os EUA voltadas para a modernização tecnológica do setor.

? Não podemos pensar pelo viés de um neomercantilismo em que o objetivo é simplesmente exportar mais. Temos que evitar imaginar que o país será mais próspero se virar uma combinação de grande fazenda, grande mina e uma montadora média. Isso não presta para o Brasil e é a aposta em trabalho barato ? afirmou Unger.
Ele disse ainda que vê este momento histórico da posse de Obama “como um grande momento para o Brasil”.  

Sair da versão mobile