Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Ministro diz que grilagem não vai aumentar após regularização fundiária na Amazônia

Guilherme Cassel garante que novo programa combate a práticaO ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, disse não acreditar que haverá aumento da grilagem de terras e do desmatamento na Amazônia Legal depois que o governo regularizar cerca de 96 mil posses na região, ao longo dos próximos três anos.

? Quem diz que vai haver aumento de grilagem é quem não leu o texto da medida provisória que o presidente encaminhou ao Congresso. Essa medida é para evitar a concentração fundiária e a grilagem. O programa, acima de tudo, se preocupa com a preservação da floresta e é garantidor de direitos dos pequenos. Isso não vai regularizar grilagem porque ninguém vai poder vender a terra por um prazo de 10 anos. Não vai ter mercado de terras e reconcentração fundiária na Amazônia ? afirmou Cassel, após participar de entrevista a emissoras de rádio durante o programa Bom Dia, Ministro.

Cassel reconheceu que o trabalho de regularização fundiária na Amazônia Legal é “difícil” e que “não é uma coisa que se faz do dia para a noite”. A expectativa do governo é resolver casos que envolvem até quatro módulos fiscais ? terras de até 400 hectares ? e que, segundo o ministro, representam 90% de todo o problema fundiário na região.

? É um trabalho que o Estado brasileiro nunca fez. Vamos fazer um mutirão junto com os estados, com as prefeituras e com o Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) e vamos tentar resolver rapidamente. Isso significa entrar floresta adentro, medir propriedade por propriedade e tentar resolver com os posseiros problemas de disputas de fronteiras.

Sair da versão mobile