Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Mercado e Cia

Ministro da Infraestrutura promete R$ 200 mi para pavimentar BR-163

A meta da pasta, de acordo com o ministro Tarcísio Gomes de Freitas, é terminar a pavimentação do trecho não asfaltado da rodovia até o fim de 2019

A BR-163, uma das principais rodovias usadas no escoamento da safra de soja pelo Arco Norte, deve receber investimentos de R$ 200 milhões. Em entrevista ao Canal Rural, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, afirmou que os recursos para a conclusão da pavimentação já existem e que é preciso apenas um período de tempo seco para as obras começarem.

A região da rodovia no Pará tem sofrido por fortes chuvas. No trecho não pavimentado, filas de caminhões se formaram e motoristas ficaram sem alimentos.

“Os recursos já existem, já estão alocados. Nós precisamos esperar a chuva acabar para trabalhar. Enquanto a chuva não acabar, vamos trabalhar em medidas paliativas”, disse.

Nova call to action

O ministro afirmou ainda que a estratégia é aplicar materiais na rodovia como areia e cascalho para melhorar o escoamento no momento da janela de tempo seco. “Temos quatro ou cinco meses por ano para fazer a pavimentação, são 109 quilômetros para pavimentar”.

A meta da pasta, de acordo com Gomes, é terminar a pavimentação do trecho não asfaltado da BR-163 no Pará até o fim desde ano. “Não quero permitir que ano que vem se tenha esse problema de novo”, ressaltou.

Medidas paliativas

Gomes informou ainda que foi preciso bloquear trechos da rodovia em Mato Grosso para evitar que mais caminhões chegassam ao Pará, o que poderia piorar a situação logística no estado.

“No curto prazo, tivemos que segurar o trânsito em Mato Grosso, onde temos suporte de vida como água e comida, para não deixar subir no trecho não pavimentado, onde não há suporte”, explicou.

O ministro confessou ainda que houve falha na maneira que a liberação de caminhões foi conduzida. “De repente foi um erro de avaliação. Às vezes se libera o trânsito e, por um erro de avaliação, os caminhões passam, atolam, geram fila dupla e para liberar o tráfego leva tempo”, disse. Segundo ele, 1300 carretas estava subindo até Miritituba (PA) quando os atoleiros se formaram.

Concessões

A expectativa do ministro é fazer a concessão da rodovia até o início do ano que vem. “Para abril e maio, devemos iniciar uma consulta pública e no início do ano que vem queremos fazer a concessão já com a pavimentação concluída”.

Atoleiros: DNIT bloqueia trecho da BR-163 em MT até quarta-feira

 

Sair da versão mobile