Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Ministro da Justiça pode revogar portaria de criação da reserva indígena no norte do RS

José Eduardo Cardozo prometeu analisar o caso e, se necessário, revogar criação da reservaUma comitiva formada por agricultores do norte do Rio Grande do Sul, parlamentares e prefeitos da região e pelo procurador do Estado Rodinei Candeia participou de reunião nesta quarta, dia 10, em Brasília, com o ministro da Justiça José Eduardo Cardozo. O tema do encontro foi a demarcação de áreas indígenas no norte do Estado. 

Após a conversa, o ministro prometeu analisar o caso e disse que, se necessário, poderá revogar a portaria de criação da reserva indígena de Mato Preto, que abrange os municípios de Getúlio Vargas, Erechim e Erebango. 

Segundo Rodinei Candeia, há uma suspeita de fraudes em laudos antropológicos que poderiam beneficiar a comunidade indígena. Caso os 4.230 hectares demarcados sejam destinados ao assentamento de índios guaranis, cerca de 300 famílias de agricultores podem ficar desalojadas.

O procurador Rodinei Candeia voltará a Brasília na próxima semana para entregar ao ministro mais dados técnicos com o objetivo de reforçar a necessidade de desconstituição do laudo feito pela Fundação Nacional do Índio (Funai). A expectativa é de que em 10 dias haja uma resposta definitiva por parte do Ministério da Justiça.

>> Canal Rural Ao Vivo: conheça nossa nova central de vídeos e acompanhe toda a programação

Sair da versão mobile