Ministros da Agricultura da América do Sul se reúnem em Brasília

Um dos destaques da pauta é apresentação sobre a situação da febre aftosa no ParaguaiOs ministros da Agricultura do Conselho Agropecuário do Sul (CAS) realizam a 21ª reunião ordinária da organização nessa terça e quarta, dias 22 e 23, em Brasília. Participam do encontro os ministros da Agricultura do Brasil, Mendes Ribeiro Filho; da Argentina, Julián Domínguez; da Bolívia, Nemesia Achacollo; do Chile, José Antonio Galilea; e representam os ministros do Paraguai e do Uruguai, o diretor geral de Planejamento do ministério paraguaio, Pánfilo Alberto Ortiz, e o vice-ministro uruguai

Segundo nota do Ministério da Agricultura, um dos destaques da pauta é apresentação do representante do ministro paraguaio, sobre a situação da febre aftosa naquele país. Apresentações sobre as causas e consequências do surto da doença relatados no Paraguai, no último mês de setembro, e um relato com dados do Sistema Nacional de Saúde Animal do Paraguai também estão previstos.

Também serão discutidos assuntos como cenários da produção e comercialização de grãos e as atuais condições das negociações internacionais. Os países vão apresentar informações sobre os mercados de trigo, arroz, milho e complexo soja. O material detalha a oferta e demandas nos países membros, logística de escoamento, mercados interno e externo, preços, comércio bilateral e políticas públicas.

Negociações internacionais também serão abordadas, como a Rodada de Doha e o Protocolo de Cartagena sobre Biossegurança. Os representantes governamentais também discutirão proposta de maior envolvimento do grupo nas questões da Rio +20, bem como questões relacionadas às mudanças climáticas e emissões de gases de efeito estufa.

O CAS é o foro regional de coordenação e consulta dos ministros da Agricultura da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai.