Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Ministros do Brics assinam declaração para minimizar impactos climáticos na agricultura

Objetivo do acordo é minimizar os efeitos negativos das alterações do clima na segurança alimentar dos cinco paísesMinistros da Agricultura dos cinco países integrantes do Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) assinaram nesta terça, dia 29, na África do Sul, uma declaração conjunta para minimizar os efeitos negativos das alterações climáticas na segurança alimentar. A declaração trata de iniciativas de cooperação, dentro e fora do Brics, para fomentar a produção de alimentos com menos dependência dos efeitos climáticos.

– É preciso conseguir um rápido e consistente conhecimento desde os calendários de cultivos até a introdução de práticas sustentáveis e material genético, baseado na biotecnologia. Esta é uma das principais ações para garantir produtividade e volume de oferta adequado, em quantidade e sanidade, compatível com as demandas da população mundial – destacou o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Andrade.

O ministro ressaltou ainda o desenvolvimento de pesquisas no país pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) sobre os impactos das mudanças climáticas na pecuária e na produção de grãos, além de lembrar as medidas viáveis para contornar esses efeitos, como a alteração da data de semeadura, variação das espécies das sementes e uso de técnicas de irrigação e de sombreamento.

– O Brasil também avança na adoção de novas práticas agrícolas promissoras. Por exemplo, a conversão de pastagens degradadas ou de baixo rendimento em sistemas integrados com lavouras e florestas, gerando efeito positivo no convívio com temperaturas mais elevadas – explicou, citando o Programa Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (ABC) como uma das principais iniciativas de fomento em forma de crédito às práticas sustentáveis no campo.

Andrade aproveitou a oportunidade para convidar as autoridades presentes para a próxima Conferência do Brics, que será em 2014, no Brasil.

Leia mais:

>> Liberações de dióxido de carbono da agropecuária aumentaram de 1995 a 2010, mostra estudo

>> Relatório indica que mudanças climáticas podem causar perdas de R$ 7,4 bilhões para agricultura

Sair da versão mobile