? É necessário reestruturar praticamente todas as medidas e a política agrícola que hoje sustenta toda a agricultura brasileira, cujo modelo já está esgotado.
A reunião dos dois ministros foi a primeira realizada com representantes do setor agropecuário para traçar um plano de desenvolvimento do setor no país. Mangabeira destacou os pontos principais para que a agricultura faça da crise uma oportunidade.
? Discutimos aqui uma grande obra física que passa pela recuperação de terras degradadas, uma obra institucional de reorganização dos nossos mercados agrícolas para fortalecer os produtores diante dos fornecedores e dos compradores cartelizados e um conjunto de medidas emergenciais para transformar a crise numa oportunidade de transformação da agricultura brasileira. Com isso, nós vamos para o lugar número 1 da agricultura do mundo ? relatou.
Durante a reunião, cerca de 20 parlamentares ligados ao agronegócio e representantes de cooperativas e empresas agrícolas expuseram críticas e propostas às ações do governo para o setor. Entre as principais reivindicações estão a reforma nos modelos de financiamento e a construção de uma infra-estrutura eficaz para o escoamento da produção.
Atualmente, os bancos estatais financiam cerca de um terço da safra, mas, com a saída das multinacionais do mercado em função da crise financeira, os produtores pedem que o governo aumente sua participação. As multinacionais financiavam outro terço da safra.