Caravana Soja Brasil passou pelo município para levar capacitação oferecida pelo Canal Rural, Senar-MT e seus parceiros
A Caravana Soja Brasil, realizada pelo Canal Rural, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT) e seus parceiros chegou em Ipiranga do Norte, nessa quarta, dia 25. De acordo com dados da prefeitura, o município ocupa o 20º lugar no ranking de municípios com maior renda per capita do Brasil.
Originário de um assentamento e com apenas 14 anos, o município é considerado um dos mais promissores de Mato Grosso. Dos 350 mil hectares que pertencem a Ipiranga do Norte, 220 mil são para a produção de soja e 150 mil para o milho. Além disso, a cadeia produtiva da suinocultura está em plena expansão e gera atualmente 270 empregos diretos.
Outro diferencial que faz Ipiranga do Norte se destacar é a união dos produtores e a dedicação das lideranças em busca de qualificação, capacitação, informação e conhecimento para aprimorar a produtividade e a rentabilidade. Dos 60 produtores filiados ao Sindicato Rural do município pelo menos 10 já participaram da Academia de Lideranças, programa desenvolvido pelo Senar-MT.
Com apenas dois anos, o Sindicato Rural já realizou mais de 60 treinamentos em parceria com o Senar-MT. O presidente do Sindicato Rural, Valcir Batista Gheno conta que os treinamentos mais demandados junto à instituição de ensino são os do setor de mecanização agrícola e de segurança do trabalho.
– Já temos 36 turmas programadas para 2016 as maiores demandas continuam sendo destas áreas – enfatiza.
Assim como o presidente Gheno, os produtores rurais que também são lideranças no setor do agronegócio, Eder Ferreira Bueno e Ademir José Rosa aprovaram os temas escolhidos para serem discutidos durante a realização do Soja Brasil no Município.
Manejo Integrado de Pragas e Tecnologia de Aplicação de Defensivos Agrícolas são assuntos que chamam tanto a atenção que dos 56 participantes das palestras da noite desta quarta-feira, 52 eram produtores rurais.
Além das diversas perguntas, o público ficou atento a todas as informações repassadas pelo pesquisador da Embrapa, Arnold Barbosa de Oliveira e pelo pesquisador da Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus de Botucatu, Allisson Augusto Barbieri Mota.
Com informações do Senar-MT.