Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

NA EUROPA

Missão brasileira fortalece mercados sustentáveis na Alemanha

Delegação do Brasil participou da Fruit Logística e destacou o compromisso dos produtores do país com a inovação e as boas práticas agrícolas

Delegação brasileira durante a Fruit Logistica, na Alemanha
Missão do Mapa na Alemanha amplia mercados e reforça compromisso com a sustentabilidade | Foto: divulgação/Mapa

Uma equipe do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) participou do maior evento do setor de frutas e hortaliças frescas do mundo, a Fruit Logistica 2025. Além de cumprir agenda de reuniões com autoridades alemãs e representantes do setor produtivo, o objetivo da viagem foi fortalecer as relações bilaterais, ampliar a presença dos produtos brasileiros no mercado internacional e reforçar a imagem do Brasil como referência em sustentabilidade agropecuária.

O Brasil é um dos maiores produtores mundiais e se destaca pela qualidade e diversidade de seus produtos. O Mapa destacou o compromisso dos produtores do país com a inovação e as boas práticas agrícolas.

Cerca de 50 empresas do setor estiveram presentes no evento, sob coordenação da Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas)

Encontros

A delegação realizou uma reunião com a diretora-geral do Ministério da Agricultura da Alemanha, Swantje Nilsson. A conversa abordou temas como a cooperação comercial entre os dois países, o Acordo Mercosul-União Europeia, o recente foco de febre aftosa e as práticas sustentáveis adotadas pelo Brasil.

O secretário de Comércio e Relações Internacionais do Mapa, Luís Rua, palestrou na 18ª Conferência Latino-Americana da Economia Alemã. Durante a apresentação, ele detalhou oportunidades de negócios para investidores alemães e destacou iniciativas brasileiras, como o Programa Nacional de Conversão de Pastagens Degradadas (PNCPD) e a Lei do Biocombustível do Futuro.

Regulamentação

A delegação brasileira também participou de um encontro sobre o Regulamento Europeu de Cadeias Livres de Desmatamento (EUDR), com representantes dos setores de carne bovina, soja e café.

A Alemanha, maior compradora do café brasileiro na Europa, tem papel fundamental no comércio do produto, o que reforça a importância do diálogo sobre as regulamentações ambientais e o fortalecimento das exportações nacionais.

Na mídia

Por fim, a missão brasileira realizou uma coletiva com a imprensa alemã, destacando os avanços na redução do desmatamento, as práticas sustentáveis da agropecuária nacional e o papel do Brasil como fornecedor confiável de alimentos ao mundo.

*Com informações do Ministério da Agricultura e Pecuária

Sair da versão mobile