? As negociações e as ações da SDA para acesso a este e a outros mercados são baseadas na transparência e os critérios para habilitação de plantas são publicados pelo Dipoa ? esclarece o secretário de Defesa Agropecuária, Inácio Kroetz.
Segundo ele, os estabelecimentos fiscalizados pelo Serviço de Inspeção Federal (SIF) podem ser credenciados ao comércio internacional pelo sistema “pre-listing” ou auditados por missões técnicas dos países importadores. Para isso, precisam cumprir os requisitos legais.
Dentre as exigências, estão a implementação do Programa de Análise de Perigo e Pontos Críticos de Controle (APPCC), dos Procedimentos Padrão de Higiene Operacional (PPOH), de Boas Práticas de Fabricação (BPF) e de testes microbiológicos para avaliação dos processos de produção.
Kroetz informa ainda que os critérios utilizados para habilitação de empresas ao comércio internacional atendem aos compromissos assumidos com autoridades sanitárias de países importadores. Confira a Circular nº 444/2006 ao lado, no formato PDF.