Dez técnicos da União Europeia estão na Capital federal desde a noite de segunda, dia 19. Às 9h eles chegaram ao Ministério da Agricultura para se reunir com os representantes da SDA. Discretos, os europeus não permitiram cobertura da imprensa. O objetivo do encontro foi acertar os detalhes do roteiro da missão no Brasil.
O grupo deve se dividir em quatro equipes e vistoriar até o dia 2 de fevereiro propriedades rurais aprovadas pelo Sistema Brasileiro de Identificação e Certificação de Origem Bovina e Bubalina (Sisbov), além de frigoríficos, certificadoras, unidades de inspeção sanitária e postos de fronteira, em sete Estados. Rastreabilidade, controle de trânsito de animais, resíduos e insumos utilizados estão entre os itens que serão avaliados.
Os europeus receberam nesta terça, dia 20, um convite da Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) para almoçar na entidade e conversar com representantes do setor, mas eles recusaram e preferiram fazer a refeição no restaurante do próprio ministério. Segundo informações obtidas pela equipe de reportagem do Canal Rural com representantes dos governos estaduais e também do setor agropecuário, nesta quarta devem começar as vistorias no Rio Grande do Sul e no Paraná.
Na quinta, dia 22, será a vez de Mato Grosso do Sul. No fim de semana, as equipes podem estender as vistorias para São Paulo e Goiás. Na semana que vem estão previstas visitas a Minas Gerais, Mato Grosso e mais uma vez a Mato Grosso do Sul.
O roteiro ainda não é oficial, já que o grupo europeu prefere chegar de surpresa aos locais que inspecionará. No próximo dia 2, os técnicos voltam a se reunir em Brasília para as avaliações finais.