O presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Celso Moretti, vai liderar uma missão técnica com destino a Abu Dhabi e Dubai, nos Emirados Árabes, entre o sábado, 18, e a terça-feira, 21.
Conforme comunicado da empresa, a agenda dos pesquisadores prevê visitas a instituições governamentais e de pesquisa relacionadas ao aproveitamento de água convencional e não-convencional (como solução salina, água tratada, água industrial, drenagem agrícola e água do mar), empresas privadas de alimentos e bebidas e propriedades agrícolas.
Os dois países discutem também a intenção de a Embrapa instalar um escritório nos Emirados Árabes, que possa facilitar os contatos e fortalecer as futuras parcerias. “Mas é uma questão que ainda precisa ser submetida aos ministérios da Agricultura e das Relações Exteriores”, adiantou Moretti.
- Demanda mundial por água doce deve aumentar 55% nos próximos 50 anos
- ‘Embrapa vai emergir como uma empresa ainda melhor’, diz novo presidente
No dia 19, está confirmado encontro com a primeira-ministra da Segurança Alimentar do Futuro dos Emirados Árabes, Mariam Almheiri, para discutir possibilidades de parcerias estratégicas de interesse dos dois países.
Moretti destacou, ainda, que a segurança alimentar da população dos Emirados Árabes é uma questão prioritária para o governo do país, principalmente porque ainda é alto o nível de importação de alimentos, ao contrário do Brasil, que tem capacidade para alimentar uma população sete vezes maior que a população brasileira.