Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

MMA propõe desafio de um dia sem sacola plástica

Ação pretende despertar a consciência ambiental nos consumidoresNo embalo da campanha Saco é um Saco, o Ministério do Meio Ambiente (MMA) lança em 15 de outubro, o Dia do Consumidor Consciente e propõe um desafio: Um dia sem sacola plástica. A ideia da ação é despertar a consciência ambiental nos consumidores e incentivá-los a recusar as sacolas plásticas em suas compras nesta data, adotando uma sacola retornável ou outra alternativa.

Em 2008, a Consumers International (CI) promoveu uma mobilização mundial nesta mesma data para marcar a importância da educação para o consumo sustentável. O movimento Global Consumer Action Day contou com a adesão de mais de 40 instituições membros da CI e outros grupos de consumidores em 33 países, contribuindo para o Processo de Marrakech, do qual o Brasil faz parte desde 2007 representado pelo Ministério do Meio Ambiente.

O desafio do Dia Sem Sacola Plástica foi aceito pela rede de supermercados Carrefour, a mais nova parceria da campanha Saco é um Saco. A mobilização começa pelo Rio de Janeiro, onde lojas estarão preparadas para estimular as donas-de-casa e demais clientes a recusar sacolas plásticas na boca do caixa.

A comemoração ainda será marcada pelo lançamento da estratégia de internet da campanha Saco é um Saco, com a apresentação de um site e das ações articuladas nas redes sociais, como Orkut, Twitter, Facebook e Youtube. O objetivo é reforçar a comunicação do tema com a sociedade e difundir a campanha entre formadores de opinião e internautas em geral.

Na oportunidade, também será anunciado o concurso de vídeos caseiros do Instituto Akatu: Saco de idéias. O projeto é apoiado pelo MMA. Em vídeos de um minuto, os concorrentes deverão responder à pergunta: O que você faz para reduzir seu consumo de sacolas plásticas? O prêmio do concurso será anunciado no evento.

Anualmente, 500 bilhões de sacolas plásticas são descartadas inadequadamente no meio ambiente mundial, entupindo bueiros, causando enchentes, poluindo mares e matando tartarugas. No Brasil, estima-se que 1,5 milhão delas são consumidas a cada hora, chegando aos 36 milhões em 24 horas.

Sair da versão mobile