Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Moagem de cana no Centro-Sul até outubro atinge 459 milhões de toneladas

Volume processado no mesmo período da safra anterior totalizou 501 milhões de toneladasA quantidade de cana-de-açúcar moída pelas unidades produtoras da região Centro-Sul do Brasil do início da atual safra, em abril, até 31 de outubro, somou 459,56 milhões de toneladas. Um recuo de 8,31% em relação ao mesmo período da safra anterior, onde o total chegou a 501,23 milhões de toneladas.

Na segunda quinzena de outubro, o volume processado totalizou 23,04 milhões de toneladas, retração de 1,50% em relação à quinzena anterior. No acumulado mensal, o recuo foi de 17,60%, com uma moagem de 46,43 milhões de toneladas em outubro, contra 56,35 milhões de toneladas no mesmo mês de 2010.

? Esta diminuição progressiva da moagem reflete o contínuo declínio do número de usinas em operação, não ensejando qualquer surpresa ? destaca o diretor técnico da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), Antonio de Padua Rodrigues.

Nesta safra, havia 310 usinas em operação na região Centro-Sul. Destas, 89 já haviam encerrado suas atividades até a segunda quinzena de outubro; 186 devem finalizar suas operações no decorrer de novembro; as 35 unidades restantes seguem moendo em dezembro.

A produtividade agrícola do canavial colhido na região Centro-Sul seguiu em queda. Dados apurados pelo Centro de Tecnologia Canavieira (CTC) mostram que o rendimento agrícola atingiu 60,80 toneladas de cana-de-açúcar por hectare em outubro, redução de aproximadamente 13% quando comparada ao mesmo mês do ano passado. No acumulado do início desta safra até o final de outubro, a quebra agrícola alcançou 17,40% relativamente à igual período de 2010.

Qualidade da matéria-prima

A quantidade de Açúcares Totais Recuperáveis (ATR) por tonelada de matéria-prima alcançou 138,27 quilos na segunda metade de outubro, cifra 13,92% abaixo da observada nos primeiros 15 dias do mês (160,63 kg) e 11,66% inferior à verificada na segunda quinzena de setembro (156,52 kg).

Conforme antecipado na última atualização de safra, divulgada pela Unica em 26 de outubro, esta queda do teor de sacarose era plenamente esperada.

? Isso porque a tendência é que o teor de ATR siga seu padrão histórico, caracterizado por um contínuo declínio ao final da safra. Assim, era natural que o forte aumento verificado nas quinzenas anteriores fosse acompanhado por um recuo no período subsequente ? comenta Rodrigues.

Vale ressaltar que essa variação na concentração de ATR entre as quinzenas foi mais intensa devido às paradas das unidades produtoras ocorridas ao longo do mês, o que influenciou o cálculo do ATR do produto.

? Porém, na prática, a redução da quantidade de sacarose na cana-de-açúcar não foi tão grande assim, de uma quinzena para outra ? acrescenta o executivo.

No acumulado desde o início da safra 2011/2012 até a mencionada quinzena, a concentração de ATR atingiu 137,83 kg por tonelada de cana-de-açúcar, 2,70% inferior aos 141,66 kg obtidos na safra anterior no mesmo período.

Sair da versão mobile