Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Moagem de cana no Centro-Sul atinge 40 milhões de toneladas na segunda quinzena de agosto

Volume apresenta queda de 3,76% comparativamente ao mesmo período da safra 2010/2011O volume de cana-de-açúcar processado pelas unidades produtoras da região Centro-Sul do Brasil somou 40,49 milhões de toneladas na segunda quinzena de agosto, queda de 3,76% comparativamente ao mesmo período da safra 2010/2011. No acumulado desde o início da safra até o dia 1º de setembro, a moagem totalizou 338,14 milhões de toneladas.

O diretor técnico da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), Antonio de Padua Rodrigues, observa que há cinco quinzenas o processamento de cana no Centro-Sul gira em torno de 40 milhões de toneladas. Mantido esse ritmo, deveremos observar o término da safra em meados de novembro em grande parte da região produtora, acrescentou o executivo.

De acordo com dados apurados pelo Centro de Tecnologia Canavieira (CTC), a produtividade agrícola do canavial colhido no Centro-Sul em agosto foi de 66,6 toneladas de cana por hectare, redução significativa em relação ao valor observado na mesma data de 2010, de 79,4 toneladas por hectare. No acumulado desde o início da safra, a produtividade ficou em 72,4 toneladas de cana por hectare nesta safra contra 89,4 observados no último ano.

A Unica, o CTC e demais sindicatos e associações de produtores continuarão monitorando quinzenalmente a produção e as condições do canavial até o final da safra.

? Vamos monitorar de perto as condições do canavial e, caso seja necessário, faremos uma nova revisão de safra ? afirma Rodrigues.

Na última quinzena de agosto, a quantidade de Açúcares Totais Recuperáveis (ATR) por tonelada de cana-de-açúcar atingiu 149,97 quilos, recuperação significativa em relação aos 143,60 quilos verificados nos primeiros 15 dias daquele mês, e queda de 5,80% em relação ao valor observado no mesmo período de 2010.

No acumulado desde o início da safra até o dia 1º de setembro, a concentração de açúcares por tonelada de matéria-prima atingiu 132,64 quilos, retração de 3,59% comparativamente ao índice verificado na mesma data na safra 2010/2011.

? A recuperação do ATR produto foi mais expressiva que aquela observada nas análises laboratoriais utilizadas na determinação do ATR cana; isso ocorre porque o cálculo do ATR produto divulgado foi influenciado pela parada em algumas unidades produtoras ? afirma o diretor da Unica.

Do volume total de cana processado na segunda quinzena de agosto, 51,19% foram utilizados para a fabricação de açúcar. Nesse período, a produção de açúcar somou 2,96 milhões de toneladas, praticamente idêntica àquela observada no mesmo período da safra passada. Já a produção de etanol totalizou 1,74 bilhão de litros nos últimos quinze dias de agosto, sendo 737,03 milhões de litros de etanol anidro e 999,04 milhões de litros de hidratado.

? Apesar do anúncio de redução no nível de mistura do etanol anidro na gasolina a partir de primeiro de outubro, as empresas mantiveram o ritmo de produção de etanol anidro, que cresceu 19,68% em relação ao mesmo período da safra anterior ? comentou Rodrigues.

No acumulado desde o início da safra, a produção de etanol atingiu 13,77 bilhões de litros, sendo 8,54 bilhões de litros de hidratado e 5,23 bilhões de litros de etanol anidro. Já a produção de açúcar alcançou 20,38 milhões de toneladas, queda de 9,40% em relação à safra 2010/2011.

? Com a quebra de safra, algumas unidades produtoras reduziram o ritmo diário de moagem para produzir açúcar necessário ao cumprimento dos contratos assumidos anteriormente ? relata o executivo da Única.

Vendas de etanol

As vendas de etanol pelas unidades produtoras da região Centro-Sul, acumuladas de abril até o dia 1º de setembro, somaram 9,19 bilhões de litros, 16,17% abaixo do volume vendido no mesmo período do ano passado. Deste total, 8,33 bilhões de litros foram destinados ao mercado doméstico e apenas 863,09 milhões à exportação.

Do montante direcionado ao abastecimento doméstico, 3,17 bilhões de litros referem-se ao etanol anidro e 5,17 bilhões de litros ao hidratado.

Nos últimos 15 dias de agosto, as vendas de etanol atingiram 1,05 bilhão de litros, queda de 17,44% na comparação com o valor observado em 2010. Do total vendido na segunda metade do mês, 107,40 milhões de litros destinaram-se ao mercado externo e 942,90 milhões ao mercado doméstico.

No mercado doméstico, as vendas de etanol anidro atingiram 332,69 milhões de litros e as de hidratado 610,21 milhões na segunda quinzena de agosto.

? Nesse ano não observamos um aumento excessivo das vendas para o mercado doméstico no período de safra; em julho e agosto as vendas de etanol das unidades do Centro-Sul para o mercado interno permaneceram em torno de 1,8 bilhão de litros. A manutenção dessa tendência é importante para minimizarmos o risco de aumentos abruptos de preços na entressafra ? concluiu Rodrigues.

Sair da versão mobile