Cerca de metade das usinas já em atividade estão no Estado de São Paulo, que responde por mais de metade de toda a cana produzida no Brasil. Segundo levantamento da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), além das 90 usinas já em funcionamento, outras 195 darão início à moagem na segunda quinzena de abril, com mais 50 iniciando suas atividades na primeira metade de maio, para um total de 335 unidades ativas até a metade do mês.
? O que assistimos até aqui foi um esforço enorme de todo o setor, contribuindo para a estabilização da oferta e do abastecimento, tanto do etanol anidro quanto do hidratado, neste período crítico de final da entressafra e início da nova safra ? afirmou o presidente da Unica, Marcos Jank, em discurso durante o evento.
Para ele, o grande desafio é crescer de forma regular e sustentável, sem volatilidade ou os solavancos que tem marcado a história do setor.
Também participaram do lançamento oficial da safra o governador de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli; o presidente do Fórum Nacional Sucroenergético, Luiz Custódio Cotta Martins; o presidente da Associação dos Produtores de Bioenergia de Mato Grosso do Sul (BioSul), Roberto Holanda; e o presidente da ETH Bioenergia, José Carlos Grubisich.