Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Modelo de uso da água na agricultura desenvolvido por Israel é apresentado no Rio Grande do Sul

País possui mais da metade da área agrícola irrigadaO modelo de uso da água na agricultura desenvolvido por Israel foi apresentado nesta sexta, dia 23, no último dia do Fórum Internacional de Gestão Ambiental, realizado em Porto Alegre (RS). O país, situado em uma região desértica, com média anual de 30 milímetros de chuva, possui mais da metade dos 437 mil hectares de área agrícola com irrigação.

A diretora do Ministério da Agricultura de Israel, Sara Eyal, apresentou o modelo israelense no Brasil. Sara é gaúcha e vive há quase 50 anos no país do Oriente Médio.

— Nós temos um mar morto, um mar que está morrendo e um rio que não tem água. Com isso conseguimos pintar o deserto de verde e exportar agricultura para a Europa, Estados Unidos e Rússia — diz.

A diretora passou a semana percorrendo diferentes regiões brasileiras e diz que não faltam alternativas para resolver o problema da seca no país.

— O que é solução para o Nordeste não é solução para o Rio Grande do Sul. O Nordeste precisa de um aqueduto para transferir as águas de onde tem para área que não tem. No Rio Grande do Sul tem rios. O governo precisa saber como vai ser dividido, como reconhecer as águas nos tempos de chuva, fazer reservatórios e nos tempos de seca usar essas águas — explicou.

Sara ainda falou sobre as mudanças na agricultura.

— Hoje, para ser agricultor que tem sucesso no seu trabalho, tem que pensar como um diretor de fábrica. A agricultura é como uma fábrica. Pequena, grande, depende do tamanho dos hectares que ele cultiva, mas agricultura deste milênio é uma fábrica — afirmou.

Sair da versão mobile