Pesquisador da Embrapa Cesar de Castro comenta com o que produtor deve se preocupar na hora de realizar a técnica
A adubação é um dos tratos culturais responsável pelo desenvolvimento das plantas. Ela sendo bem feita tem grande importância para que a planta possa absorver todos nutrientes. O pesquisador da Embrapa Soja Cesar de Castro alerta para a importância de repor o potássio no solo. A soja é uma cultura que retira muito esta substância do solo. O fósforo é outro nutriente importante.
• Artigo: A presença dos nematoides nas lavouras de soja
– Para cada tonelada produzida, a soja retira 20 kg de potássio. Por exemplo, um agricultor, que produz quatro toneladas de soja, estará retirando 80 kg de potássio do solo. A adubação tem grande importância para aumentar a produtividade do agricultor. Se na adubação ele não fornecer no mínimo essa quantidade e o solo não tiver quantidades excedentes, ao longo do tempo, ele estará empobrecendo o seu solo. Todas as adubações devem ser feita em cima da análise do solo – afirma Castro.
Dica do pesquisador
– A principal dica é uma análise do solo para mostrar se a cultura precisa de nutriente, qual nutriente e a quantidade adequada. É um insumo extremamente caro, então é importante ter tecnologia para maior efetividade da produção e para o produtor – explica Cesar de Castro.
Clique aqui e veja o Momento Soja sobre adubação.