Não é possível eliminar a praga, mas o pesquisador da Embrapa Soja Waldir Dias dá algumas orientações
Os nematoides são pequenos vermes que vivem no solo e sugam as raízes das plantas. Eles destroem o sistema de absorção de água e nutrientes, comprometendo o desenvolvimento de culturas como a soja, por exemplo.
Não é possível erradicar este parasita, mas os especialistas recomendam alguns procedimentos para minimizar o problema. O pesquisador da Embrapa Soja Waldir Dias lista três estratégias principais para o agricultor controlar o nematoide.
• Artigo: A presença dos nematoides nas lavouras de soja
– A primeira e a mais eficiente é a rotação de culturas, com espécies vegetais que não hospedam esses nematoides. A segunda é, quando disponível, utilizar cultivares resistentes a esses vermos, mesmo com a praga, a planta consegue absorver água. Tem também os inimigos naturais, quando o produtor utiliza a adubação verde, ele contribui para que os inimigos trabalhem por ele – orienta Dias.
Dica do pesquisador
– Resta ao agricultor praticar rotação de culturas, utilizar variedade resistente quando disponível. Também não esquecer que os danos dos nematoides dependem do tipo de solo, da adubação que o agricultor faz na área e das práticas de manejo. Fazendo isso certo, ele produzirá soja sem problemas – explica o pesquisador da Embrapa Soja.